Receita abre consulta ao 4º lote da Restituição do Imposto de Renda 2023; confira

Receita abriu consulta ao 4º lote no dia 24 de agosto, restituição será paga com correção de 3,14% nesta quinta-feira (31/8)

Compartilhar este artigo

ja-8370

Receita Federal liberou no dia 24 de agosto a consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023. Aos contemplados, o valor com correção de 3,14% será pago nesta quinta-feira (31/8). A lista está disponível no site da Receita.

Para fazer a consulta é preciso clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. De acordo com a Receita, é possível fazer a consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Neste lote foram contemplados 6,1 milhões de contribuintes, no valor total de R$ 7,5 bilhões. Os pagamentos seguem uma ordem, neste lote, de acordo com a Receita, a maioria dos contemplados são contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até 29 de maio.

O contribuinte que aparecer na lista do 4º lote, mas, por algum motivo, o crédito não for realizado o pagamento pode ser reagendado pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Já se o crédito não for realizado, por exemplo, porque a conta informada foi desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Há ainda mais uma rodada de pagamento de restituições prevista para o próximo mês. O 5º e último lote será pago em 29 de setembro.

Conteúdo relacionado

PGFN publica portaria que regulamenta transação na cobrança de créditos judicializados

Foi publicada, nesta segunda-feira (7), a Portaria PGFN/MF nº 721/2025, que regulamenta a transação na cobrança de créditos judicializados de…

Leia mais

ISS deve ser excluído da base do PIS Cofins-Importação sobre serviços, decide TRF3

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), por unanimidade, excluiu da base de cálculo do PIS e…

Leia mais

PGFN lança novo edital de regularização tributária com descontos de até 65% apenas para esta semana

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou um novo edital que estabelece condições especiais para regularização de débitos durante a…

Leia mais
Podemos ajudar?