
Fonte da Imagem: Folha.uol
Projeto de lei reedita medida adotada no último ano por causa da pandemia; texto segue para o Senado.
A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 639/2021,que prorroga até o dia 31 de julho o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda. O prazo atual termina no dia 30 de abril.
Em 2020, a prorrogação do prazo de entrega das declarações -para 30 de junho – foi formalizado por decisão da Receita Federal em decorrência da pandemia. O projeto não muda o cronograma de restituições, previsto para começar no dia 31 de maio. Pela lei, há prioridade para idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e professores.
O autor do projeto de lei, deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR), justificou a nova prorrogação sob o argumento de que com o aumento das restrições adotadas para conter o avanço da pandemia é preciso garantir mais tempo para os contribuintes organizarem suas declarações. Ele lembrou que há pessoas que precisam circular para buscar notas fiscais e documentos, o que as coloca em risco de contágio.
Há obrigação de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física todos que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2020. O PL 639/2021 segue para o Senado.
Conteúdo relacionado
PGFN publica portaria que regulamenta transação na cobrança de créditos judicializados
Foi publicada, nesta segunda-feira (7), a Portaria PGFN/MF nº 721/2025, que regulamenta a transação na cobrança de créditos judicializados de…
Leia maisISS deve ser excluído da base do PIS Cofins-Importação sobre serviços, decide TRF3
A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), por unanimidade, excluiu da base de cálculo do PIS e…
Leia maisPGFN lança novo edital de regularização tributária com descontos de até 65% apenas para esta semana
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou um novo edital que estabelece condições especiais para regularização de débitos durante a…
Leia mais