Teses Tributárias – Exclusão do PIS e da COFINS da própria base de cálculo

Compartilhar este artigo

Fonte da Imagem: Freepik

No exercício das suas atividades econômicas, algumas empresas estão obrigadas ao recolhimento do PIS e da COFINS, arrecadados e administrados pela Receita Federal do Brasil, incidentes sobre o valor mensal do faturamento, nos termos do artigo 195, inciso I e artigo 239, ambos da Constituição Federal. Cumpre destacar ainda o quanto disposto no §5º, do artigo 12, do Decreto-Lei nº 1.598/77:

5º. Na receita bruta incluem-se os tributos sobre ela incidentes e os valores decorrentes do ajuste a valor presente, de que trata o inciso VIII do caput do art. 183 da Lei nº 6.404/76, das operações previstas no caput, observado o disposto no § 4º.

Nesta toada, inclui-se de forma indevida na base de cálculo do PIS e da COFINS os valores das próprias Contribuições Sociais, totalmente contrário ao quanto sedimentado pelo Egrégio Supremo Tribunal Federal (STF), nos autos do Recurso Extraordinário (REXT) nº 574.706/PR.

Desta feita, diante do entendimento adotado pelo E. Supremo Tribunal Federal (STF) que definiu que o ICMS, por não compor o faturamento ou a receita bruta das empresas, deve ser excluído da base de cálculo da contribuição ao PIS e da COFINS, a inclusão das referidas contribuições em suas próprias bases de cálculo, por sua vez, também é indevida, já que a fundamentação adotada se aplica no caso em tela.

Diante da patente inconstitucionalidade, cabível Mandado de Segurança Cível visando a Exclusão do PIS e da COFINS da base de cálculo das próprias contribuições, bem como o direito ao pleito compensatório relativo ao recolhimento indevido.

Para maiores informações, o Grupo VIDAL & MENDES disponibiliza e-mail para contato: [email protected].

Conteúdo relacionado

Alteração do prazo para compensação: flerte com argumentação fiscal de previsibilidade de arrecadação

No Recurso Especial nº 2.178.201/RJ, a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça revisou de forma significativa a sua jurisprudência…

Leia mais

CONFAZ publica novos Convênios ICMS com adesões e parcelamentos

O Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) publicou nesta terça-feira (3), no Diário Oficial da União (DOU), os novos Convênios ICMS aprovados…

Leia mais

Justiça suspende cobrança milionária de CSLL

Uma empresa de laminação de alumínio obteve liminar na Justiça para suspender a cobrança de R$ 11 milhões de CSLL.…

Leia mais
Podemos ajudar?