
Fonte da Imagem: Mundo do Automóvel para PCD
Novo modelo de Laudo deve ser preenchido com a identificação do requerente, peritos e descrição da limitação causada pela patologia.
Uma semana depois da reunião do CONFAZ onde se especulava e aguardava a alteração do teto para a isenção de ICMS, algo que não foi debatido no momento. Em contrapartida, o órgão determinou que a isenção só deva ser concedida para quem possuir deficiências de grau moderado ou grave, ou seja, aquelas que causem comprometimento parcial ou total das funções dos segmentos corpóreos que envolvam a segurança da direção veicular, acarretando o comprometimento da função física e a incapacidade total ou parcial para dirigir.
Já na publicação do Diário Oficial da União, do dia 4 de agosto, o Confaz apresenta o novo modelo de laudo pericial com todas as informações que devem ser preenchidas, como a identificação do requerente, dados complementares, bem como descrição da limitação causada pela patologia. Além do campo para os peritos preencherem os dados pessoais.
A exigência para que os peritos preencham o laudo é para evitar fraude, e caso seja identificado, o profissional da saúde responderá solidariamente pelo pagamento do imposto devido, nos termos da legislação da respectiva unidade federada, o profissional da área de saúde, caso seja comprovado fraude em laudo pericial, sem prejuízo das sanções penais e civis cabíveis, e a apresentação de denúncia ao Conselho Regional de Medicina.
Este convênio entra em vigor na data de publicação no Diário Oficial da União de sua ratificação nacional, produzindo efeitos a partir de 1º de janeiro de 2021.
Conteúdo relacionado
Mais de 100 mil empresas do Lucro Presumido devem migrar para Lucro Real após corte de incentivos fiscais
Os incentivos fiscais concedidos às empresas somam aproximadamente R$ 800 bilhões por ano no Brasil. A partir de 2026, entretanto,…
Leia maisICMS: Confaz publica protocolos com revogações e ajustes na substituição tributária
O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) publicou, por meio do Despacho Confaz nº 1/2026, os Protocolos ICMS nº 1 a 4/2026,…
Leia maisPLP 128/2025: aumento silencioso da carga no Lucro Presumido exige atenção imediata de contadores e empresas
O Projeto de Lei Complementar nº 128/2025, aprovado pelo Congresso Nacional e atualmente aguardando sanção presidencial, traz uma mudança relevante na…
Leia mais