Exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS/Cofins ainda gera conflito

Compartilhar este artigo

ICMS

Fonte da Imagem: Contábeis

Advogados que defendem grandes empresas já se preparam para enfrentar autuações da Receita Federal sobre um caso já resolvido pelo STF: a inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS/Cofins.
Os escritórios afirmam que em casos recentes o Fisco tem desrespeitado a decisão por aceitar que apenas o imposto a recolher (liquido) seja excluído, e não o registrado nas notas fiscais (bruto). O julgamento pelo Supremo ocorreu em março de 2017, mas restam embargos de declaração.
Advogados de grandes escritórios afirmam que a Receita ainda não autuou clientes, mas que a expectativa é que isso ocorra quando as companhias pedirem compensações pelos valores que pagaram a mais.
A Receita Federal afirma que o entendimento adotado está em harmonia com o do STF e que um dos questionamentos nos embargos de declaração é justamente sobre qual parcela do ICMS deve ser excluída.
O Fisco argumenta que, se a decisão judicial é clara e especifica que o ICMS bruto deve ser considerado, o entendimento é seguido.

Conteúdo relacionado

Imposto de Renda 2026: novas regras para lucros e dividendos

Sancionadas as novas regras que alteram o Imposto de Renda 20262026. O projeto sancionado propõe uma tributação na fonte sobre os lucros e…

Leia mais

São Paulo encerra emissão pelo SAT e torna NFC-e obrigatória a partir de 2026

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) determinou o fim do uso do Sistema Autenticador…

Leia mais

Receita Federal contraria entendimento do STJ no Tema 1.182 e ameaça segurança jurídica

Ao julgar o Tema 1.182, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) pretendeu encerrar a discussão sobre a exclusão dos incentivos…

Leia mais
Podemos ajudar?