Governo zera imposto de importação de 281 máquinas e equipamentos

Compartilhar este artigo

BRASÍLIA – Para facilitar a compra de bens de capital e de informática e telecomunicações sem produção nacional, a Secretaria de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia zerou, temporariamente, as alíquotas de imposto de importação de 281 máquinas e equipamentos, sendo 261 bens de capital e 20 bens de informática e telecomunicações.
A aprovação dos 281 ex-tarifários consta de duas portarias da secretaria publicadas nesta sexta-feira (2) no “Diário Oficial da União” (DOU).
A Portaria nº 510 diminuiu de 14% para zero a alíquota de 261 bens de capital, incluindo 240 novos e 21 renovações ‒ desde chapas para o preparo de carne de hambúrguer até empilhadeiras e motores a diesel. Já a Portaria nº 511 define 20 novos ex-tarifários para informática e telecomunicações ‒ de terminais “touchscreen” a dispositivos reservatórios de tinta para impressoras ‒, que terão a alíquota reduzida de 16% para zero.
A subsecretaria de Estratégia Comercial da Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex) informou, por meio da assessoria de imprensa, que somente em 2019 já foram concedidos um total de 1.189 ex-tarifários para bens de capital e de tecnologia. O objetivo é promover a atração de investimentos para o Brasil, desonerando os aportes direcionados a empreendimentos produtivos.

Conteúdo relacionado

São Paulo encerra emissão pelo SAT e torna NFC-e obrigatória a partir de 2026

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) determinou o fim do uso do Sistema Autenticador…

Leia mais

Receita Federal contraria entendimento do STJ no Tema 1.182 e ameaça segurança jurídica

Ao julgar o Tema 1.182, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) pretendeu encerrar a discussão sobre a exclusão dos incentivos…

Leia mais

CNJ publica provimento com novas regras para pagamento de precatórios

CNJ divulgou o provimento 207/25, que oferece direcionamentos imediatos aos tribunais acerca da execução e da quitação de requisitórios e…

Leia mais
Podemos ajudar?