Conta de luz: consumidores podem ser reembolsados por tributos indevidos

Compartilhar este artigo

n_47398_5c17761f7220777710a535e7dea512d3

Fonte da Imagem: Contábeis

Segundo o projeto do Senado, as tarifas englobam custos de geração, transmissão e distribuição, além de PIS, Cofins, impostos e subsídios.

O Projeto de Lei 1143/21 do Senado propõe reduzir tarifas de energia elétrica para o consumidor por meio da devolução de cobranças indevidas na conta de luz. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

A proposta altera a Lei 9.427/96 para determinar que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) devolverá valores recolhidos indevidamente por meio de descontos na conta de luz. Isso valerá no caso de alterações normativas e decisões administrativas ou judiciais que levem à redução de tributos.

“Estamos buscando compensar os consumidores de energia elétrica que foram cobrados indevidamente pela União nas contas de luz”, explicou o autor do projeto, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR).

Segundo a Aneel, as tarifas são formadas pelos custos (geração, transmissão e distribuição) mais PIS, Cofins, impostos e subsídios.

Em janeiro, a agência abriu consulta pública para a devolução de R$ 50,1 bilhões aos consumidores, após decisões da Justiça para a retirada do ICMS da base de cálculo da conta de luz.

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Conteúdo relacionado

Senado aprova devolução de R$ 48 bilhões em tributos via reduções de valor da conta de luz

Se a proposta passar pela Câmara, créditos já habilitados e passíveis de compensação teriam de ser usados imediatamente para a…

Leia mais

Vista suspende ADI sobre devolução de valores da ‘tese do século’ na conta de luz

Um pedido de vista do ministro Luís Roberto Barroso suspendeu, no Supremo Tribunal Federal, o julgamento da ADI 7324, ajuizada pela…

Leia mais

Conta de luz terá bandeira tarifária amarela em maio

RIO – A bandeira tarifária para maio será de cor amarela, informou há pouco a Agência Nacional de Energia Elétrica…

Leia mais
Podemos ajudar?