
Fonte da Imagem: Jornal Contábil
A Ambev (ABEV3) obteve lucro líquido de R$ 6,89 bilhões no quarto trimestre de 2020. Esse valor é equivalente a uma alta de 63,3% quando comparado com o mesmo período em 2019. Segundo a fabricante de cerveja, esse resultado é devido ao maior Ebitda e aos créditos tributários no Brasil. Já no acumulado do ano, o lucro apresentou queda de 3,6%, para R$ 11,7 bilhões.
De acordo com o documento do resultado operacional da Ambev, divulgado na madrugada desta quinta-feira (25), os dados do quarto trimestre foram positivamente impactados por R$ 4,3 bilhões de créditos tributários decorrentes da decisão do Supremo Tribunal Federal de 2017 que tornou inconstitucional a inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da Confis.
“Desta forma, a companhia registrou um crédito tributário no valor R$ 2,5 bilhões em outras receitas operacionais e R$ 1,8 bilhão em receitas financeiras”, informou o documento.
O Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) no quarto trimestre ficou em R$ 8,9 bilhões, avanço de 29,1% na comparação com o mesmo período. Já em 2020, o Ebitda ajustado cresceu 2,1%, para R$ 21,5 bilhões, em relação a 2019.
Por sua vez, a receita líquida totalizou R$ 18,5 bilhões, crescimento de 19,9% no período de outubro a novembro do ano passado. No ano inteiro de 2020, a receita da Ambev foi de R$ 58,3 bilhões, avanço de 12,3% sobre 2019.
O fluxo de caixa de atividades operacionais no quarto trimestre foi de R$8,9 bilhões, queda de 12,9% em comparação de base anual. Os investimentos em CAPEX totalizaram R$ 1,3 bilhão, recuo de 30,4%, No acumulado do ano, o fluxo de caixa alcançou R$18,8 bilhões, crescimento de 2,6%, enquanto o CAPEX diminuiu 7,4% para R$ 4,6 bilhões.
Os volumes consolidados apresentaram crescimento orgânico de 7,6% no trimestre e 1,4% no acumulado do ano, impulsionados pelo forte desempenho de Cerveja Brasil.
Com pandemia, Ambev aposta em plataformas de entregas
Com a pandemia do novo coronavírus (covid-19) e as medidas de restrições, a Ambev adotou a estratégia de investir em suas soluções de entregas diretamente aos consumidores.
A plataforma de entrega direta ao consumidor, Zé Delivery, está presente em mais de 200 cidades em todos os 27 estados brasileiros. Em 2020, o aplicativo entregou mais de 27 milhões de pedidos.
Ja a plataforma BEES, entrega direto ao fornecedor, está ainda no processo de implementação no Brasil e atualmente a Ambev conta com quase metade dos clientes comprando através do aplicativo.
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