Procon-SP irá notificar sites que cobram altos preços por álcool gel

Compartilhar este artigo

procon-sp-fundação-de-proteção-e-defesa-do-consumidor-do-estado-de-são-paulo

Fonte da Imagem: Consumers International

O Procon de São Paulo, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, irá notificar todas as plataformas de venda online para que tirem de suas ofertas preços que sejam desproporcionais e abusivos para álcool em gel, máscaras e qualquer outro produto ligado à prevenção do Coronavírus.
O preço médio será estabelecido por pesquisa efetuada pela Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP, que será informado às plataformas. Aquelas que mantiverem a oferta de produtos muito acima do mercado serão multadas.
Segundo o artigo, 39, inciso X, do Código de Defesa do Consumidor, “elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços” é prática abusiva.
Assim, se o consumidor encontrar algum valor de produtos ou serviços relacionados ao coronavírus que considere abusivo, pode fazer sua denúncia via internet, aplicativo — disponível para android e iOS — ou via redes sociais, marcando @proconsp e indicando o endereço ou site do estabelecimento. O Procon-SP irá solicitar esclarecimento junto ao fornecedor ou plataforma de venda online, que poderá responder a processo administrativo e até ser multado caso a infração seja constatada. Com informações da assessoria de imprensa do Procon-SP.

Conteúdo relacionado

Carf aprova seis novas súmulas; veja os enunciados

Em sessão extraordinária realizada na última quarta-feira, 20, o Carf aprovou, por unanimidade, seis novos enunciados de súmulas. A deliberação foi tomada…

Leia mais

PGFN recupera R$ 29 bi no 1º semestre com apoio da transação tributária

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, em 14 de agosto, durante coletiva em Brasília, a recuperação de R$ 29…

Leia mais

CONFAZ publica seis novos Convênios ICMS sobre benefícios fiscais e redução de juros e multas

O Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) publicou novos Convênios ICMS do 106 a 111/2025, tratando sobre benefícios fiscais e redução de juros e…

Leia mais
Podemos ajudar?