
Fonte da Imagem: netdocumentários
RIO – A bandeira tarifária para maio será de cor amarela, informou há pouco a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, as tarifas do próximo mês incluirão um custo de R$ 1 por cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumido.
“Maio é o mês de início da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). Embora a previsão hidrológica para o mês indique tendência de vazões próximas à média histórica, o patamar da produção hidrelétrica já reflete a diminuição das chuvas, o que eleva o risco hidrológico (GSF) e motiva o acionamento da bandeira amarela”, explicou a Aneel, em nota sobre o assunto.
A autarquia explicou que, diante da perspectiva de que as chuvas nos principais reservatórios hidrelétricos fiquem perto da média para o mês, o valor esperado para o preço de liquidação das diferenças (PLD) deve permanecer próximo ao registrado nos últimos meses. O GSF e o PLD são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.
Conteúdo relacionado
Não incidência do ICMS sobre TUSD, TUST e encargos setoriais
Foi publicada a Lei Complementar 194/2022 (LC 194/2022), que reduziu o montante de ICMS devido sobre as operações com combustíveis, gás…
Leia maisEmpresas assinam contratos de concessão de linhas de transmissão leiloadas pela Aneel
Em cerimônia no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (25), com a presença do presidente Jair Bolsonaro, foram assinados contratos de…
Leia maisSTF valida lei que autoriza Aneel a definir devolução de tributos pagos a mais
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (14), que é constitucional a lei que autoriza a Agência Nacional de…
Leia mais